O que é Apometria?

Livros sobre Apometria
29/12/2015

O que é Apometria

O Dr. José Lacerda de Azevedo, carinhosamente qualificado por seus pares de Preceptor de Medicina Espiritual, é médico da turma de 1950. Desde cedo na lida com a Doutrina Espírita.

Durante o ano de 1965, esteve em Porto Alegre, um psiquista porto-riquenho chamado Luiz Rodrigues. Realizou palestra no Hospital Espírita de Porto Alegre, demonstrando uma técnica que vinha empregando nos enfermos em geral, obtendo resultados satisfatórios. Denominada Hipnometria, essa técnica foi defendida no VI Congresso Espírita Pan-americano, em 1963, na cidade de Buenos Aires. Essa técnica consistia na aplicação de pulsos magnéticos concentrados e progressivos no corpo astral do paciente, ao mesmo tempo que, por sugestão, comandava o seu afastamento.

O Sr. Luiz Rodrigues era um investigador, não era espírita e tampouco médico mas trouxe possibilidades novas e um imenso campo para experimentação se conduzidas com métodos objetivos e sistemáticos.

Imediatamente, o Dr. José Lacerda testou a metodologia com Dona Yolanda, sua esposa e médium de grande sensibilidade. Utilizando a sua criteriosa metodologia, a sua sólida formação doutrinária, a observação constante dos fenômenos, aprimorou solidamente a técnica inicial. Identificou-se na época, um grande complexo hospitalar na dimensão espiritual, denominado Hospital Amor e Caridade, de onde partiam o auxílio e a cobertura aos trabalhos assistenciais, dirigidos por ele.

Índice

O Inspirador da Apometria

Quem primeiro experimentou, no Brasil o desdobramento induzido por um operador encarnado foi o Dr. LUIZ RODRIGUES, farmacêutico/bioquímico, natural de Porto Rico, radicado no Rio de Janeiro. O Dr. LUIZ RODRIGUES chamava sua técnica de Hipnometria.

Durante o ano de 1965, esteve em Porto Alegre, um psiquista porto-riquenho chamado Luiz Rodrigues. Realizou palestra no Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA), então presidido pelo Sr. Conrado Rigel Ferrari, demonstrando uma técnica que vinha empregando nos enfermos em geral, obtendo resultados satisfatórios.

Denominada Hipnometria, essa técnica foi defendida no VI Congresso Espírita Panamericano, em 1963, na cidade de Buenos Aires. Essa técnica consistia na aplicação de pulsos magnéticos concentrados e progressivos no corpo astral do paciente, ao mesmo tempo que, por sugestão, comandava o seu afastamento.

O Dr. Luiz Rodrigues não era espírita e dele não mais tivemos notícias até seu desencarne.

O Criador

Dr. José Lacerda De Azevedo, nascido, em 12.6.1919, formado em medicina pela UFRGS em 1951, Cirurgião, ginecologista e, mais tarde, clínico geral renomeado, homem de sólida cultura; com conhecimentos aprofundados em Matemática, Física, Química, Botânica, História Geral, História da França, História do Cristianismo, História da I e II Guerras Mundiais, foi o responsável pelo desenvolvimento e fundamentação científica da Apometria.

Dr. LACERDA tinha formação e vivência espírita desde a juventude. Nas artes, sem nunca ter exposto, pintou diversos quadros com real valor artístico. Dr. LACERDA casou-se em 1947, com sua prima Sra. Iolanda Lacerda de Azevedo, mulher de Sociedade Brasileira de Apometria – Curso Básico de Apometria grandes virtudes, médium dedicada e caridosa, ainda atuante na CASA DO JARDIM

(Rio Grande do Sul), onde carinhosamente recebe os enfermos aos sábados pela manhã. O convite do Sr. Conrado Ferrari para assistir uma demonstração de Hipnometria, dirigida pelo Dr. Luiz Rodrigues, no Hospital Espírita de Porto Alegre, nos idos de 1965, foi a partida para que o Dr. LACERDA, homem de rara genialidade, desenvolvesse e fundamentasse cientificamente a APOMETRIA.

O que é Apometria

Dr. LACERDA adotou o termo APOMETRIA (do grego “apo” = além de, separar e “metron” medida), por entender que o termo Hipnometria era impróprio por dar a idéia de hipnose, que não tem qualquer relação com as técnicas de APOMETRIA.

O termo Apometria vem do grego Apó – preposição que significa além de, fora de, e Metron – relativo a medida. Representa o clássico desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes.

A Apometria é uma técnica de desdobramento que pode ser aplicada em todas as criaturas, não importando a saúde, a idade, o estado de sanidade mental e a resistência oferecida. É um método geral, fácil de ser utilizado por pessoas devidamente habilitadas e dirigentes capazes. Apresenta sempre resultado eficaz em todos os pacientes, mesmo nos oligofrênicos profundos sem nenhuma possibilidade de compreensão.

O êxito da Apometria reside na utilização da faculdade mediúnica para entrarmos em contato com o mundo espiritual da maneira mais fácil e objetiva, sempre que quisermos. Embora não sendo propriamente uma técnica mediúnica, pode ser aplicada como tal, toda vez que desejarmos entrar em contato com o mundo espiritual.

Atualmente, para efeitos didáticos, podem ser consideradas três linhas de aplicação dos conhecimentos apométricos. Existem grupos que trabalham com a linha pura do dr. Lacerda, sistematizador da Apometria; outros que seguem as orientações passadas por mentores ao centro apométrico de Lages, coordenado por Godinho; outros que adotam um enfoque misto, e ainda uma linha Integral que procura enfatizar a abordagem das Personalidades Harmônicas, entre outros aspectos positivos.

Fundamentação

Trata-se dos conhecimentos sistematizados pelo dr. José Lacerda deAzevedo. É impossível falar-se em prática apométrica sem considerar esses fundamentos: as 13 leis, conceitos de Corpos, Chacras (Centros Vitais), técnicas de cromoterapia mental, ideoplastias, desdobramentos, mediunidade e animismo, entre outros.Esses conceitos estão em dois livros do autor: “Espírito e Matéria – Novos Horizontes para a Medicina” e “Energia e Espírito”.

Foi desenvolvida com as pesquisas complementares realizadas no Centro Espírita Ramatis, em Lages (SC), dirigido por J.S. Godinho. Com mensagens de irmã Teresa D´Ávila e Mahaidana, considerados os mentores da Apometria, o grupo de Lages trouxe vários complementos importantes para o avanço dos trabalhos. Nível, Subnível;  MOF (Micro-organizadores Florais);  Personalidade Múltipla e Subpersonalidade são alguns dos enfoques abordados.

Destaca-se também outros trabalhos que foram desenvolvidos por outros trabalhadores do Centro Espírita Ramatis (Lages/SC), com grandes contribuições trazidas pela médium Fabiana Donadel, como o Arte-Cura, Micro-Organizadores Florais, entre outros e pelo apometra e pesquisador Nelson Miranda, principalmente relativo ao Estudo do Mental Superior e “os novos corpos” ou estruturas espirituais, como o Núcleo do Mental Superior e o Filtro do Corpo Búdico.

Além dessas pesquisas, destacam-se outros pesquisadores que trouxeram grande contribuição ao estudo apometrico, podemos citar rapidamente:

Sebastião Catai – Técnica de aplicação da Dialimetria e etc

Faiçal – Técnicas especiais para tratamento dos Cruzaldinos e etc

Noberto Peixoto – Aplicação da Apometria dentro da Umbanda e etc

Claudio Taffarelo e Milton Taffarello – Impulsoterapia e etc

Dr. Vitor Ronaldo Costa – Fundamentação da Apometria e etc

Dr. Clecio Carlos Gomes – Psicoterapia a Luz da Apometria e etc

Dr. Dorival Ventura Ramos – Apometria Coletiva e etc

Dr. Carlos Barradas – Música na Apometria e etc

Mathias – Apometria e Radiestesia e etc

Palermo – Passe Apométrico e etc

Destaca-se também grandes contribuições realizadas por diversas apometras que auxiliaram a divulgar a apometria em sua fase inicial, como Dr Ivan Hervé, Gelson Celistre, Patricia Braz, Geraldo Magela, Robson Araújo, Elizabeth Schreiner,  Milton de Souza, Roberto Hoshino, Antonio Natalino, Junior, Geazi Amais, Camila Sampaio, Hugo Lapa, entre outros apometras e seus respectivos estudos, pesquisas e contribuições.

É importante ressaltar que a contribuição de muitos do que aqui foram citados e dos que não foram citados (e que serão em futuras revisões), vai muito além deste resumo. Os devidos créditos aos trabalhos realizados serão melhor apresentados visando manter o contexto histórico e servir como referência para a busca de informações complementares.

Atendimento

No atendimento aos enfermos, é utilizada a seguinte prática: Coloca-se inicialmente, por desdobramento, os médiuns em contato com as entidades médicas do astral. Uma vez firmado o contato, faz-se o mesmo com o doente, possibilitando dessa forma o atendimento do corpo espiritual do enfermo pelos médicos desencarnados, assistidos pelos espíritos dos médiuns que então relatam todos os fatos que ocorrem durante o atendimento, tais como: os diagnósticos, as cirurgias astrais, as orientações práticas para a vida, assim como a descrição da problemática espiritual que o paciente apresenta e suas origens.

Torna-se necessário ainda, que se faça proteção vibratória, através de preces e formação de campos de força e barreiras magnéticas ao redor dos médiuns.

O tratamento dos obsessores constitui um capítulo à parte, tal é a facilidade e eficiência com que os espíritos sofredores são atendidos. Em virtude de se encontrarem no mesmo universo dimensional, os espíritos protetores agem com muito mais profundidade e rapidez. Os diagnósticos são muito mais precisos e detalhados; as operações astrais são executadas com alta técnica e com o emprego de aparelhagem sofisticada em hospitais muito bem montados em regiões elevadas do astral superior. Esse é um dos grandes segredos do tratamento espiritual e será provavelmente um marco fundamental para a futura Medicina do Espírito.

Força mental

A mente é uma “usina de força” que tem o poder ilimitado de moldar, mover e direcionar a “energia cósmica”. Como ensinado por Ramatis, “toda magia é mental”, pois é a força e a intenção de um pensamento que pode determinar se uma magia é benigna (magia positivada) ou se interfere no livre arbítrio alheio, principalmente para fins egoísticos, fúteis ou prejudiciais (magia negativada).

A energia mental é de natureza “radiante”. O pensamento pode ser transmitido à distância e captado de forma integral ou parcial por qualquer ser que tenha uma certa sensibilidade. Assim, o pensamento tem direção e um ponto de aplicação que é o seu objeto.


Todo pensamento que o ser humano cultiva emite uma energia equivalente no universo, tal energia atrai para perto de si energias equivalentes. Se cultivamos pensamentos bons, fraternais, de amor e auxílio ao próximo, entre outros, atraímos para perto de nós energias positivas que nos auxiliam no desenvolvimento de nossa vida cotidiana.

Se, ao contrário, cultivarmos pensamento egoísticos, rancorosos, remoendo raiva e ódio, atrairemos para perto de nós energias nocivas, que em certo grau se materializam através das doenças e dores inexplicáveis pela medicina comum mas que hoje, dentro do próprio meio científico possui cada vez mais estudiosos das chamadas doenças psicossomáticas.

Nosso Trabalho

Considerando os estudos e axiomas tratados na apometria e brevemente resumidos acima, o Grupo de Estudos Apometria (G.E. Apometria, responsável pelo site www.cursoapometria.com e www.semanadaapometria.com) reuniu alguns estudiosos para promover um curso online, visando preservar e difundir de forma rápida e via internet, este conhecimento.

Para este fim catalogamos as diversas pesquisas, estudos e práticas visando preservar o conhecimento para as posteriores gerações, principalmente junto aos apômetras que aprenderam apometria diretamente com o Dr. Lacerda e os que aprenderam com estes apômetras.

 

Veja também:

Casa do Jardim – Célula Mãe da Apometria

O que é Apometria no Wikipedia

Revisão 1.1 /04/2017